“Somos do tamanho da idéia que defendemos e defender não é apenas acreditar, aceitar e concordar passivamente, mas, sobretudo, comprometer-se, influindo, agindo, se expondo, arriscando e apoiando”.
(Autor desconhecido)
Nos idos tempos que Porto Alegre possuía uma extensa faixa territorial ainda considerada zona rural, nasceu uma pequena escola “brisoleta”, que foi construída em terreno doado por um morador antigo da região.
Em 21 de março de 1957, é inaugurado o então denominado Grupo Escolar à Estrada Gedeon Leite, com duas salas de aula, uma cozinha e sanitários para meninos e meninas, atendendo, aproximadamente, 50 alunos.
Em 19 de janeiro de 1967, recebe o nome de Grupo Escolar Araguaia.
Em 1973, devido ao aumento da demanda, o grupo Escolar Araguaia recebeu mais um prédio de madeira, com duas salas de aula. Agora, para atender, aproximadamente 91 alunos de 1ª a 5ª série.
Em 1989 e 1990, a escola, já denominada Escola Estadual de 1º Grau Incompleto Araguaia, recebeu mais dois prédios emergenciais, bastante precários, sem acabamento e de fibra. Na ocasião, estes prédios deveriam ser substituídos no prazo máximo de dois anos, mas até hoje continuam servindo de salas de aula para os nossos alunos.
Através da gestão do Orçamento Participativo/1999-2000, o Araguaia conquistou o 1° lugar na sua região, com a demanda de construção de um novo prédio.
Em 2001, a Comunidade Escolar conquistou em 2º lugar mais uma etapa: a construção de um outro prédio, com mais salas de aula, laboratório de ciências e sanitários para os alunos.
Em dezembro de 2002, a Escola Estadual de Ensino Fundamental Araguaia inaugura a primeira etapa do novo prédio e são demolidos os dois mais antigos prédios de madeira já comprometidos pelo tempo e pelos cupins.
Parte do sonho tinha sido conquistada!
Estes ajustes permitiriam a autorização da 6ª série do Ensino Fundamental e das séries seguintes, levando a Escola Araguaia atender a demanda e a um antigo sonho da Comunidade Escolar: atender alunos do Jardim à 8ª série.
Entretanto, com a troca de governo em 2003, o que se conquistou não foi atendido.
Em 2007, saiu a autorização da 6ª série com muito trabalho e esforço, dando-nos gás para irmos em busca da autorização das séries seguintes.
Neste mesmo ano, foi desarquivado o processo da 2ª etapa do Orçamento Participativo conquistado em 2001.
Em 2008, pra nossa alegria, começa a construção do prédio novo e continuamos indo em busca da autorização da 7ª e 8ª série.
Pouco a pouco sentimos que o sonho está se realizando
<3
ResponderExcluir😭saudade desse tempo das salas azul...fui uma criança muito feliz nesse colégio...estudei com a prof. Maria da Gloria e Loko quando sai pra a 5 série em outro colégio.. la estava ela no meu coleuio novo! Saudades.
ResponderExcluirMeu nome..PAULO Sérgio Silveira silva
Saudades da escola Araguaia, me formei em 2010, saudades de todos os professores, principalmente do Bili e da Cláudia, melhor professor de história e melhor professora e vice diretora, respectivamente.
ResponderExcluircaraca como essa escola mudo eu estou estudando nela tô na 7 série do dez do primeiro ano
ResponderExcluir